Archive | February, 2013

Desenvolvimento do capital intelectual

27 Feb

De acordo com Ricardo (2005), falar de capital intelectual e gestão do conhecimento é falar de recursos humanos (RH), pois em ambos os casos estamos falando de pessoas, suas competências, habilidades, experiências e conhecimentos. Desenvolver o capital intelectual de uma organização significa desenvolver os talentos que a compõem.

Estratégias educacionais eficazes

Os responsáveis pela concepção, desenho e implementação das ações de desenvolvimento e dos programas educacionais devem aprofundar seus conhecimentos sobre educação, pedagogia e andragogia para definir estratégias educacionais eficazes no que diz respeito à transmissão da cultura organizacional, segundo Eboli (2004).

Um dos principais desafios em recursos humanos é a transformação do conhecimento contido nos indivíduos em conhecimento organizacional de maneira a promover o processo de aprendizagem organizacional, pois as competências essenciais tendem a aumentar na medida em que são utilizadas e compartilhadas, segundo Mundim e Ricardo (2004).

Compartilhar conhecimentos: a principal estratégia de aprendizagem

Segundo Ricardo (2005), compartilhar conhecimentos é a principal estratégia de aprendizagem, pois contribui para que a cultura organizacional caminhe em direção a uma cultura de aprendizagem contínua. Para gerar esse processo de aprendizagem, algumas atitudes são essenciais, segundo FLEURY e FLEURY (1995): busca permanente de inovação; capacitação e qualificação de pessoas; democratização do processo de aprendizagem e compartilhamento dos objetivos organizacionais entre todos os envolvidos.

Desenvolvimento contínuo da cultura de aprendizagem

Para desenvolver esta cultura de aprendizagem contínua, as empresas investem no desenvolvimento das competências dos profissionais que nela atuam e para tanto, as duas modalidades mais utilizadas nas empresas é a presencial e a virtual. A utilização das duas modalidades juntas na estratégia de aprendizagem é chamada de Blended-Learning, ou B-Learning.

Nas próximas semanas, publicarei textos sobre B-Learning, divididos em:

  • Benefícios das duas modalidades (b-learning).
  • Benefícios da Modalidade Presencial.
  • Pontos desfavoráveis da Modalidade Presencial.
  • Benefícios da Modalidade Virtual (e-learning).
  • Pontos desfavoráveis da Modalidade Virtual (e-learning).

 

 

Referências:

EBOLI, Marisa. Educação Corporativa no Brasil: mitos e verdades. 4.ed. São Paulo: Editora Gente, 2004.

RICARDO, Eleonora Jorge. Educação Corporativa e educação a distância. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

MUNDIM, Ana Paula Freitas; RICARDO, Eleonora Jorge. Educação corporativa: fundamentos e práticas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

Primeiro post

19 Feb

Primeiro post

No meu primeiro post deste blog não poderia ser outro assunto, a não ser, o primeiro dia de aula no mestrado TIDD. Cheguei no campus de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC atrasado, mas desta vez não foi culpa minha, verdade! Hoje, choveu muito em São Paulo, estava um transito caótico, árvores caídas e ruas alagadas pela cidade. Quando entrei no prédio e passei pela portaria, veio um filme na minha cabeça, comecei a lembrar do primeiro dia de aula da faculdade que também cursei neste local. 

Recordações

Comecei a lembrar de muitas coisas boas que aconteceram ao logo dos quatro anos que estudei no curso de Tecnologia e Mídias Digitais, as aulas no laboratório de informática, as palestras no auditório, as conversas nas mesas da cantina da Naide. Fiz muitos amigos e conheci gente bacana que faz parte da minha vida até hoje. Neste local, também foi o meu primeiro estágio na área. Tive a oportunidade de trabalhar no Núcleo de Computação Cientifica por dois anos e meio. Só sai deste estagio quando surgiu a oportunidade de trabalhar com e-learning. Foram bons tempos que não voltam, mas por um acaso do destino, estou tendo o prazer de voltar às raízes acadêmicas estudando na minha área de trabalho com professores que são referências no mercado.

Aula

Como todo bom início de aula, não é dentro da sala, mas sim no boteco mais próximo. Sou calouro no mestrado e fui comemorar. Um brinde ao início das aulas! Viva!