Dissertação

12 Feb

Este blog foi criado após a minha entrada no mestrado TIDD da PUC-SP há mais de dois anos. Neste período, pesquisei profundamente o cenário do m-learning do mercado brasileiro e atualmente, estou na reta final para concluir o mestrado, a dissertação já foi depositada e a defesa já está agendada para o final de março.

Neste ano, vou compartilhar algumas informações que foram apresentadas na minha dissertação que teve como objetivo pesquisar as iniciativas de m-learning no cenário brasileiro de educação on-line. Para o desenvolvimento da pesquisa de mestrado foram implementadas algumas estratégias de investigação como levantamento de material bibliográfico, questionário para coletar dados quantitativos, análise dos recursos tecnológicos disponíveis para dispositivos móveis que podem ser utilizados para o ensino-aprendizagem e, também, o estudo de um caso de sucesso em m-learning.

dissertacao 
A pesquisa de campo quantitativa foi realizada em faculdades, universidades corporativas, colégios de ensino fundamental e médio e setores de recursos humanos que são responsáveis pela capacitação dos funcionários de grandes empresas que atuam no mercado brasileiro.

Inicialmente, foi realizado um levantamento técnico bibliográfico para a pesquisa com o propósito de investigar como as tecnologias de informação e comunicação contribuíram para o avanço da educação on-line e consequentemente para a difusão do m-learning. O próximo passo foi um levantamento e análise de recursos tecnológicos para dispositivos móveis que podem ser utilizados para maximizar o desempenho e tornar o aprendiz mais autônomo na construção do seu conhecimento. Em seguida, foi definido o conceito de m-learning e como sua utilização pode contribuir para o ensino-aprendizagem. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa exploratória para identificar como a educação em dispositivos móveis está sendo empregada no mercado brasileiro de educação a distância.

Após a análise dos materiais bibliográficos, dos dados identificados na pesquisa de campo e o estudo de um projeto implementado na modalidade m-learning, foram apresentados os resultados que serão importantes para apoiar as instituições de educação e universidades corporativas na implementação de m-learning, aprimorar as práticas existentes, realizar pesquisas sobre o tema, além de desmistificar os diversos conceitos sobre o assunto.