Maximizando os Projetos de E-Learning

17 Oct

Aconteceu na cidade de São Paulo, perto da avenida Paulista, o evento Maximizando os Projetos de E-Learning, organizado pela empresa Gestum Tecnologia Educacional S/A com um público de aproximadamente 75 pessoas.

O evento foi iniciado com a palestra do professor Fernando Arbache que falou sobre gamificação em projetos educacionais. A apresentação foi focada no estudo de caso da FATEC de São José dos Campos em jogos de negócio e gamificação, que tem como objetivo reduzir a evasão e reter os alunos considerados talentos no curso de graduação de logística. Todo o projeto foi realizado através da gamificação do processo de desenvolvimento individual dos estudantes. Após a apresentação da metodologia aplicada, o professor Arbache mostrou os excelentes resultados obtidos com os alunos da FATEC.

A segunda apresentação foi realizada pela supervisora de projetos Isis Distrutti Querino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ela mostrou como foi desenvolvido o projeto Reestruturação de Hospitais Públicos que contém 52 cursos e-learning com aproximadamente 30 minutos de duração cada. Os cursos foram produzidos em apenas 6 meses com uma ferramenta da autoria que possibilitou agilizar a montagem dos recursos educacionais com uma equipe de produção dedicada.

A terceira e última apresentação do dia foi realizada por mim. Falei sobre o Desenvolvimento Assertivo de Cursos E-learning. Direcionei o conteúdo da apresentação para falar sobre 10 dicas essenciais para gerenciar a produção de cursos eficazes em e-learning.

As 10 dicas que acredito ser essenciais para produzir e-learning são:

Imagem1

Ao longo de 11 anos no mercado de e-learning já presenciei vários cases de sucesso e também alguns insucessos que me fizeram refletir o que não deve ser feito e os itens que devemos ter atenção para produzir um curso apropriado. Os cases de sucesso acontecem muitas vezes quando o cliente (gestor de e-learning) participa e acompanha com propriedade de todas as etapas de produção do curso e-learning. A participação e a colaboração do gestor de e-learning é fundamental para o sucesso do projeto.

eventogestum

Em que o gestor de e-learning deve prestar atenção ao longo do desenvolvimento de um projeto e-learning? Para responder essa pergunta, seguem 10 itens/dicas na apresentação abaixo:

 

Resumo

Utilize o conceito dos 3 P’s para desenvolver um curso e-learning:

· Processo – metodologia.

· Planejamento Instrucional – Levantamento, Objetivo e Estratégia (Avaliação, Interatividade).

· Produção – Qualidade, Cronograma, PIV, Storyboard, Animação.

Muito cuidado também com os 3 P’s:
· Prazo
· Preço
· Promessas.