10 Livros para Designers Instrucionais (lista 2014)

2 Mar

Lista com 10 livros que todos os designers instrucionais deveriam ler em 2014.

 

1) O Guia de Treinamento Virtual: Como projetar, fornecer e implementar Aprendizagem On-line ao vivo por Cindy Huggett

o-virtual-treinamento-guia

Se você está pensando em treinamento on-line síncrono como parte de sua estratégia de blended learning, você vai querer esse livro ao seu lado. A autora orienta você nas primeiras etapas de preparação de sua organização e seleção de tecnologia. Para o projeto, ela aborda como criar sessões interativas e como preparar os facilitadores, produtores e participantes. O Guia também abrange pré-preparação e pós-evento, edições especiais e tendências futuras.

 

2) Interface Design for Learning: Estratégias de Design para experiências de aprendizagem por Dorian Peters

interface de design para aprendizagem

A autora deste livro define a interface de modo geral para incluir multimídia e design visual, design e arquitetura de informação, usabilidade e interações baseadas em tela. Neste livro, Peters reúne diretrizes e estratégias para uma variedade de interfaces.

O livro começa com uma visão geral das teorias da aprendizagem, o eLearning e um “curso intensivo” de conceitos importantes. Cada capítulo depois, apresenta um aspecto da aprendizagem com o conteúdo de fundo e um monte de estratégias baseadas em princípios eficazes.

 

3) O Manual de Instruções eLearning Really Useful: O seu kit de ferramentas para colocar em prática o e-learning por Ron Hubbard

realmente, útil-elearning

Este livro apresenta muitos dos heróis em nossa indústria. Esta é uma coleção de escritos sobre muitos aspectos da concepção e construção de aprendizagem on-line. Você encontrará orientações práticas sobre convencer sua organização, otimizando para a cognição humana, seja para construir in-house ou terceirizar, a aprendizagem informal e social, a aprendizagem móvel, aprendizado baseado em jogos, gerenciamento de aprendizagem e muito mais.

 

4) Social: Por que nossos cérebros são com fios para se conectar por Matthew D. Lieberman

social

Relevante à teoria e aplicação de aprendizagem social, este livro nos ajuda a compreender a necessidade humana convincente para conexão. Não só as pessoas têm uma necessidade de contato social, temos a capacidade de mentalizar, ou para compreender e prever as mentes dos outros.

O autor revê a evidência para o “cérebro social Hipótese” . A teoria refere que o grande tamanho do cérebro humano existe para a capacidade de ligar e cooperam uns com os outros. Isto permite-nos a viver em grupos, o que aumenta as chances de sobrevivência. Através de alianças e amizades, podemos superar a desvantagem de viver em um grupo (competição), enquanto as vantagens são enfatizadas.

 

5) Soft-fio: Como a Nova Ciência da Plasticidade Cerebral pode mudar sua vida pelo Dr. Michael Merzenich, PhD

soft-wired

O livro apresenta um caso convincente contra a crença tradicional de que o cérebro humano é imutavelmente ligado durante os primeiros anos de vida. Este livro desmistifica décadas de pesquisa cerebral. Embora você possa encontrar o processo de envelhecimento do cérebro que ele descreve como pessimista, em última análise, o livro oferece uma perspectiva otimista baseada em evidências sobre como o cérebro está continuamente revisando-se. Os últimos capítulos fornecer orientações práticas sobre a manutenção da aptidão do cérebro e nitidez em toda a sua vida.

 

6) O Sketchnote Handbook: O Guia Ilustrado para Nota Visual Tomando por Mike Rohde

sketchnote-manual

Imagine que você está em uma reunião e seu cliente ou chefe não obter o conceito de que você está tentando se comunicar. Você tirar o seu bloco de notas e lápis e rapidamente marcar suas ideias em esboços. De repente, todo mundo entende! Esta é outra vantagem de aprender a fazer esboços de taquigrafia.

Todo o livro é ilustrado, para fazer uma experiência de leitura animada e divertido. Mike é mais um daqueles verdadeiros crentes que todos possam esboçar. Se você pode fazer marcas, você pode aprender a desenhar. Você pode baixar um capítulo de O Manual Sketchnote aqui 

 

7) A Revolução Doodle: Descubra o Poder pensar diferentemente por Sunni Brown

doodle-revolução

Se você não acha que rabiscar é uma habilidade importante, você provavelmente não esbarrou autor Sunni Brown. Sua pesquisa mostra que rabiscar ajuda as pessoas a fazer descobertas mentais e inovar. Este livro te ajuda a melhorar suas habilidades de esboço, uma importante habilidade de comunicação empresarial.

 

8) Design Digital Essentials: 100 maneiras de projetar Better Desktop, Web e Mobile Interface por Rajesh Lal

-design digital-essenciais

Rajesh Lal organiza este livro em torno de padrões encontrados em design de interface gráfica do usuário. Em seguida, ele apresenta as melhores práticas, as diretrizes de design e regras de experiência do usuário para cada padrão. O livro cobre todos os tipos de produtos, desde a área de trabalho para telas touchscreen.

 

9) Revolucione Learning & Development (L&D): Desempenho e Estratégia de Inovação para a Era da Informação por Clark Quinn

branco-book

O livro está organizado em quatro seções que contam a história de como e por que a L&D precisa mudar. Primeiro, Quinn fornece evidências de como o mundo está se movendo mais rápido do que o grupo L&D. Em segundo lugar, é uma revisão das alterações no mundo que não estão sendo contabilizados de L&D, tais como avanços tecnológicos, organizacionais e ciência do cérebro. A terceira seção mostra um retrato imaginário com a visão da própria L&D. A seção final apresenta passos para fazer melhorias práticas. Ela também olha para o futuro da L&D.

 

10) Show and Tell: Como todo mundo pode fazer apresentações extraordinárias por Dan Roam

mostrar e contar

Dan Roam é um especialista em comunicação visual e autor do já famoso. Este livro aborda os conceitos que são aplicáveis no design de experiência: as três regras de mostrar e contar. São eles: (1) Conduzir com a verdade e o seguir o coração. (2) Conduzir com uma história e compreensão. (3) Passe com o olho e a mente vai seguir. Talvez a essência do livro é capturado nesta declaração do autor: “Se eu te dizer a verdade, se eu contar uma história, e se eu contar essa história com fotos que eu possa mante-lo colado ao seu assento. Deixe-me mostrar-lhe como.“

 

Fonte: Connie Malamed / Adaptação: Edutecno