Big Data no e-Learning

7 Aug

O Big Data é utilizado em tecnologia da informação para armazenar grande quantidade de dados. É a ferramenta de gestão do momento utilizada no mundo inteiro pelas grandes empresas em diversos nichos.

Podemos aproveitar os benefícios do Big Data na educação para armazenar, localizar e extrair dados que permitem mapear e analisar informações importantes para definir práticas pedagógicas mais eficientes e obter melhores resultados. Mas se ele é tão importante, especialmente na tomada de decisão, por que o mercado educacional utiliza pouco esse recurso? Podemos associar a falta de uso desta ferramenta ao desconhecimento dos professores e dos profissionais de RH, responsáveis pelos programas de educação corporativa. A tendência é que professores e profissionais de RH se aproximem cada vez mais da área de TI e aproveite os recursos de Big Data para entender melhor os alunos analisando as informações extraídas e disponibilizando as melhores soluções educacionais.

163227653

Atualmente, para armazenar os dados dos alunos e dos cursos, o mercado de e-learning utiliza os recursos do SCORM (Sharable Content Object Reference Model), que é um conjunto de normas técnicas utilizadas nos cursos online. O padrão SCORM é responsável pela comunicação entre o curso online e o LMS (Learning Management System) que mostra os dados em formato de relatório. O SCORM define duas categorias de metadados: do curso e do estudante. O metadados do curso é relacionado ao conteúdo e aos recursos que fornecem meios para busca e recuperação de objetos em repositórios. A outra categoria é utilizada para rastrear os perfis e performances dos alunos. O SCORM também descreve métodos para conduzir as comunicações entre o curso e o LMS. Inclui a comunicação sobre a situação do curso, ou seja, quais materiais estão sendo apresentados para o estudante, assim como informações sobre o progresso do aluno durante o curso. Basicamente, o padrão SCORM apresenta apenas as seguintes informações: quem realizou o curso, qual a nota obtida, quantos acessos e onde parou no curso. Os dados disponibilizados pelo SCORM são poucos, comparados aos recursos que a ferramenta de Big Data pode oferecer. Sua grande vantagem é o reaproveitamento dos cursos para funcionar em diversas plataformas (LMS) que utilizam este padrão.

O Big Data permite trabalhar com grandes volumes de dados, ao contrário do padrão SCORM que só possibilita quatro ou cinco informações/relatórios. Com os diversos dados, podemos transformá-los em informações úteis para melhorar as formas de ensino/aprendizado. Também podemos identificar habilidades que precisam ser desenvolvidas entre os alunos para alinharem-se às necessidades ou tendências de mercado. O objetivo é tirar o máximo proveito dos recursos e dispositivos tecnológicos disponíveis para apurar dados, entender os alunos, mapear suas competências e investir em treinamentos adequados com precisão e inteligência.

200125905-001

Assim como Netflix possui sistema de recomendação de filmes para cada usuário, com o Big Data no e-learning, podemos, por exemplo, recomendar cursos aos alunos e definir trilhas de aprendizagem baseadas em suas referências de estudo e necessidades de formação destinada a sua atuação profissional. Use, extraia os dados dos cursos e dos alunos e faça um bom proveito desta tecnologia que já está disponível na área educacional.