O modelo de negócio do MOOC

2 Aug

Os cursos no formato MOOC (Massive Open Online Course) chegaram com força no Brasil. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB) já disponibilizam cursos neste formato. A Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) também criou um projeto piloto de língua portuguesa com a plataforma Redu que teve 5 mil inscritos.

A primeira Universidade a apostar no MOOC foi a Stanford em 2011 com o curso de Inteligência Artificial que atraiu 160 mil alunos. Atualmente, a principal plataforma desta modalidade é o Coursera.org que reúne 62 instituições e tem aproximadamente 4 milhões de usuários.

O grande problema do MOOC é a taxa alta de evasão. Como os cursos são livres, gratuitos e qualquer pessoa pode fazer a inscrição, muitos alunos não concluem os estudos. O desafio para solucionar esse problema é pensar em estratégias para fazer com que os alunos cheguem ao fim dos cursos.

Além da evasão, outro problema encontrado pelas universidades que oferecem MOOCs é como comprovar o que o aluno aprendeu. Os métodos de avaliação não estão consolidados. Para obter um certificado em alguns cursos é preciso fazer uma prova presencial. Algumas plataformas que oferecem os cursos no formato MOOC, como o Coursera.org, já estão cobrando dos alunos para realizar a prova e emitir o certificado. Acredito que esse formato será o modelo de negócio adotado pelas instituições que oferecem os cursos nas principais plataformas.

mooc1mooc2

Você pode encontrar MOOCs nas principais plataformas:

edX – http://www.edx.org/
Plataforma criada pelas universidades americanas Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Coursera –
http://www.coursera.org/
Existe o projeto Coursera Brasil em parceria com a Fundação Lemann.

Udacity – http://www.udacity.com/
Oferece cursos online gratuitos na área de Tecnologia e Ciências.

NovoEd – http://www.novoed.com/
Plataforma criada pela Universidade de Stanford.

Veduca – www.veduca.com.br
O portal possui os MOOCs de Física Básica e Probabilidade e Estatística, que já contam com mais de 14 mil inscritos.

Mooc de língua portuguesa – www.redu.com.br/moocs/preview
Projeto piloto PUC-SP em parceria com a plataforma Redu.

 

Referências:
pinterest.com/serkanokur/infographics/
estadao.com.br/educacao
studyusa.com/blogs/studylifeusa