Ferramentas de autoria para dispositivos móveis

28 Mar

Há dois anos tive a oportunidade de participar da criação de uma ferramenta de autoria para cursos e-learning, o TAEX Authorship. Foi um longo trabalho que nunca parou, pois até hoje, a ferramenta tem atualizações. Ela já ajudou clientes como Schincariol, Unimed Paulistana, ENIAC, Grupo Pão de Açúcar, Russi e Ability a elaborar cursos online com rapidez, qualidade e baixo custo. O diferencial desta ferramenta é que o usuário pode desenvolver seus cursos com total autonomia. Com ela, é possível animar e inserir interações quando e onde você quiser, ao contrário da maioria das ferramentas de autoria que utilizam templates e “engessam” o formato dos cursos. Infelizmente, o TAEX ainda não gera cursos para dispositivos móveis, mas em breve, teremos novas versões que viabilizará a criação em HTML5.

tablet

Como o post de hoje é de ferramentas de autoria para dispositivos móveis, o meu software ficará fora da lista =(

Veja a seguir o resumo de 13 ferramentas para desenvolver cursos virtuais para tablets e smarthphones. Boa leitura!

tablet_

Claro
A ferramenta de autoria Claro, publica cursos on line compatíveis com os padrões HTML, JavaScript e CSS. Todos os recursos deste software de autoria podem ser usados para criar cursos atraentes e interativos para a entrega em qualquer plataforma ou dispositivo – desktops, smartphones ou tablets.

Lectora
Software de Autoria usado para a criação, publicação de apresentações e conteúdos de maneira fácil e rápida. Ideal para quem deseja desenvolver e criar desde apresentações simples, certificações, treinamentos, até conteúdos complexos para ensino a distância. Cria conteúdos nos formatos .exe, CD, HTML, SCORM/AICC, além de publicar para todos os tablets do mercado.

Camtasia
Esta ferramenta é bastante utilizada para elaborar cursos on line de sistema. Você pode capturar os procedimentos do software e também adicionar imagens, vídeos, animações, textos e áudio. Ela é grátis e permite gerar cursos em Flash e HTML5.

Captivate
O Adobe Captivate é a melhor ferramenta para captura de telas que eu já utilizei. Tem uma interface muito simples e permite capturar e publicar cursos facilmente. É possível publicar cursos virtuais em Flash e HTML5.

ReadyGo
Esta ferramenta de criação de e-learning e m-learning oferece suporte completo para HTML5, incluindo capacidade de executar áudios e vídeos sem um plug-in. Isso permite que os cursos m-learning rodem em todos os dispositivos móveis e tablets, incluindo, iPhone, iPad, Android, Windows Mobile, etc, com um navegador web padrão. Você pode construir quatro cursos de nível, a navegação estruturada, testes, pesquisas e até mesmo um app para tablets.

Articulate
É uma das mais tradicionais ferramentas de autoria do mercado. Com ela, você pode gerar cursos on lin em três formatos: Flash, HTML5 e Aplicativo iOS. Oferece vários recursos multimídia e interativos para inserir no desenvolvimento de cursos online.

Hot Lava Mobile
Esta solução da empresa Kenexa permite criar conteúdo para quase todos os dispositivos móveis do mercado como Symbian, BlackBerry, Windows, iPhone / iPad e Android. Nos cursos gerados nesta ferramenta, você pode adicionar pesquisas, questionários, avaliações, streaming de vídeo, PDF.

Sencha Animator
É um aplicativo de desktop (Mac, Windows e Linux) para criar animações CSS3 para iOS, Android e BlackBerry. Baseada em padrões de animação CSS3, é possível animar texto e imagens com transições suaves, botões com visual em gradiente.

iBooks Author
Este é um aplicativo de criação livre de e-book da Apple para gerar conteúdo para o iPad. Você pode criar materiais utilizando modelos pré-concebidos com uma grande variedade de templates.

Adobe Edge Animate
Software de autoria multimídia grátis que permite desenvolver aplicações em HTML5 com Javascript, jQuery e CSS. Os cursos gerados desta ferramenta funcionam bem nos sistemas Android e iOS.

 

Maqetta
É uma ferramenta free, disponível em código aberto (open source). As páginas em HTML criadas no Maqetta, normalmente funcionam nos navegadores mais populares do mercado.

GoMo
Ferramenta de autoria para m-learning. É fácil de usar e publica para diversos dispositivos como iPhone, iPad, Android, Blackberry e HTML.

Google Swiffy
É uma extensão do Adobe Flash que possibilita converter arquivos SWF (Flash) em HTML5 e suporta o ActionScript 3.0.