Archive | August, 2013

Big Data no e-Learning

7 Aug

O Big Data é utilizado em tecnologia da informação para armazenar grande quantidade de dados. É a ferramenta de gestão do momento utilizada no mundo inteiro pelas grandes empresas em diversos nichos.

Podemos aproveitar os benefícios do Big Data na educação para armazenar, localizar e extrair dados que permitem mapear e analisar informações importantes para definir práticas pedagógicas mais eficientes e obter melhores resultados. Mas se ele é tão importante, especialmente na tomada de decisão, por que o mercado educacional utiliza pouco esse recurso? Podemos associar a falta de uso desta ferramenta ao desconhecimento dos professores e dos profissionais de RH, responsáveis pelos programas de educação corporativa. A tendência é que professores e profissionais de RH se aproximem cada vez mais da área de TI e aproveite os recursos de Big Data para entender melhor os alunos analisando as informações extraídas e disponibilizando as melhores soluções educacionais.

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Atualmente, para armazenar os dados dos alunos e dos cursos, o mercado de e-learning utiliza os recursos do SCORM (Sharable Content Object Reference Model), que é um conjunto de normas técnicas utilizadas nos cursos online. O padrão SCORM é responsável pela comunicação entre o curso online e o LMS (Learning Management System) que mostra os dados em formato de relatório. O SCORM define duas categorias de metadados: do curso e do estudante. O metadados do curso é relacionado ao conteúdo e aos recursos que fornecem meios para busca e recuperação de objetos em repositórios. A outra categoria é utilizada para rastrear os perfis e performances dos alunos. O SCORM também descreve métodos para conduzir as comunicações entre o curso e o LMS. Inclui a comunicação sobre a situação do curso, ou seja, quais materiais estão sendo apresentados para o estudante, assim como informações sobre o progresso do aluno durante o curso. Basicamente, o padrão SCORM apresenta apenas as seguintes informações: quem realizou o curso, qual a nota obtida, quantos acessos e onde parou no curso. Os dados disponibilizados pelo SCORM são poucos, comparados aos recursos que a ferramenta de Big Data pode oferecer. Sua grande vantagem é o reaproveitamento dos cursos para funcionar em diversas plataformas (LMS) que utilizam este padrão.

O Big Data permite trabalhar com grandes volumes de dados, ao contrário do padrão SCORM que só possibilita quatro ou cinco informações/relatórios. Com os diversos dados, podemos transformá-los em informações úteis para melhorar as formas de ensino/aprendizado. Também podemos identificar habilidades que precisam ser desenvolvidas entre os alunos para alinharem-se às necessidades ou tendências de mercado. O objetivo é tirar o máximo proveito dos recursos e dispositivos tecnológicos disponíveis para apurar dados, entender os alunos, mapear suas competências e investir em treinamentos adequados com precisão e inteligência.

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Assim como Netflix possui sistema de recomendação de filmes para cada usuário, com o Big Data no e-learning, podemos, por exemplo, recomendar cursos aos alunos e definir trilhas de aprendizagem baseadas em suas referências de estudo e necessidades de formação destinada a sua atuação profissional. Use, extraia os dados dos cursos e dos alunos e faça um bom proveito desta tecnologia que já está disponível na área educacional.

O modelo de negócio do MOOC

2 Aug

Os cursos no formato MOOC (Massive Open Online Course) chegaram com força no Brasil. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB) já disponibilizam cursos neste formato. A Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) também criou um projeto piloto de língua portuguesa com a plataforma Redu que teve 5 mil inscritos.

A primeira Universidade a apostar no MOOC foi a Stanford em 2011 com o curso de Inteligência Artificial que atraiu 160 mil alunos. Atualmente, a principal plataforma desta modalidade é o Coursera.org que reúne 62 instituições e tem aproximadamente 4 milhões de usuários.

O grande problema do MOOC é a taxa alta de evasão. Como os cursos são livres, gratuitos e qualquer pessoa pode fazer a inscrição, muitos alunos não concluem os estudos. O desafio para solucionar esse problema é pensar em estratégias para fazer com que os alunos cheguem ao fim dos cursos.

Além da evasão, outro problema encontrado pelas universidades que oferecem MOOCs é como comprovar o que o aluno aprendeu. Os métodos de avaliação não estão consolidados. Para obter um certificado em alguns cursos é preciso fazer uma prova presencial. Algumas plataformas que oferecem os cursos no formato MOOC, como o Coursera.org, já estão cobrando dos alunos para realizar a prova e emitir o certificado. Acredito que esse formato será o modelo de negócio adotado pelas instituições que oferecem os cursos nas principais plataformas.

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Você pode encontrar MOOCs nas principais plataformas:

edX – http://www.edx.org/
Plataforma criada pelas universidades americanas Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Coursera –
http://www.coursera.org/
Existe o projeto Coursera Brasil em parceria com a Fundação Lemann.

Udacity – http://www.udacity.com/
Oferece cursos online gratuitos na área de Tecnologia e Ciências.

NovoEd – http://www.novoed.com/
Plataforma criada pela Universidade de Stanford.

Veduca – www.veduca.com.br
O portal possui os MOOCs de Física Básica e Probabilidade e Estatística, que já contam com mais de 14 mil inscritos.

Mooc de língua portuguesa – www.redu.com.br/moocs/preview
Projeto piloto PUC-SP em parceria com a plataforma Redu.

 

Referências:
pinterest.com/serkanokur/infographics/
estadao.com.br/educacao
studyusa.com/blogs/studylifeusa